"Doença do Gato" na gravidez?

Quantas vezes já ouviu falar que gestantes não podem ter gatos? Ou que devem doar seus gatos para não pegar a "doença do gato"?



Primeiramente, vamos explicar o que é a tal "doença dos gatos", a toxoplasmose.


A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo o mundo.



Os sintomas da toxoplasmose são variáveis e associados ao estágio da infecção, (agudo ou crônico). Normalmente são leves, similares à gripe, dengue e podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos. No caso de mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas, e é por este motivo que há uma grande preocupação em manter os nossos queridos felinos durante a gestação.


Mas calma, não precisamos nos desesperar!



A principal forma de transmissão da toxoplasmose é através da via oral, ou seja, ingestão de alimentos ou água infectada. O contato com os gatos não transmite a doença. O que causa a infecção é o contato com as fezes (caso o gato esteja infectado), no consumo de água infectada ou alimentos mal lavados ou mal cozidos.



Se seguirmos alguns cuidados de higiene os riscos são extremamente baixos. De acordo com o Ministério da Saúde basta seguir algumas atitudes básicas como:



Não há a necessidade de ter que escolher entre o gatinho e o bebê, basta seguir as medidas de prevenção para a doença, incluindo higiene alimentar e métodos saudáveis de manutenção do seu felino em casa, e claro que o acompanhamento com seu médico de confiança e tudo ficará bem!


E você sabia que fazemos fotos de gatos na residência?



A maioria dos gatos não gosta de sair de casa. A gestante que aparece nessas fotos é a Alessandra, mãe de 4 lindos felinos: Gaya, Anakim, Marrie e Imperius e não quis perder a oportunidade de registrar o momento de gestação de seu 1º bebê humano, o Theo, junto com os gatinhos tão amados.



Ela nos procurou e fizemos as fotos no conforto do lar dos gatos. Respeitando o tempo e privacidade de cada um.


Aproveitamos para fazer fotos só do casal e imagens bem descontraídas da família.


Se por algum motivo você prefere que suas fotos sejam feitas na sua casa, fale com a gente. O que não pode é momentos importantes passarem em branco.


FONTE: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/toxoplasmose




21 visualizações
  • Telefone Pet Photos
  • Contato Pet Photos
  • Facebook Pet Photos
  • Instagram Pet Photos
  • Endereço Pet Photos

(11) 98960.3799 / 11 98224.4840

@petphotos_elayne

Rua Moliere, 70, Chácara Flora, São Paulo, SP

Fotografia de Pets, Cachorros, Gatos, Cavalos em São Paulo | Pet Photos | © 2007 por Elayne Massaini

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle