Adotei um amiguinho, o que fazer?

Existem várias situações onde podemos ter um novo animal de estimação em casa. Algumas pessoas primeiro se preparam, pesquisam e decidem, algumas simplesmente não resistem ao encanto deles e outras simplesmente são pegas de surpresa, ou como gosto de dizer, elas que são adotadas.


No meu caso atualmente tenho 6 animais, 3 cães e 3 gatos. O meu primeiro foi um cachorro (Toddy) que antes de levar para casa, pesquisei me preparei e escolhi um cão de raça pois queria ter certeza do tamanho que ficaria, personalidade e cuidados que deveria ter e cometi muitos erros, principalmente das coisas que comprei no pet shop para a chegada dele (vou falar um pouco mais abaixo sobre isto).

Já meu quarto animal foi uma gatinha (Pepper) que também pensei com bastante antecedência como faria a adaptação dela com os outros dois cães e meu gato idoso (Ralf) e não foi nada como imaginei, o meu gato não aceitou muito bem ela logo de cara, ela era territorialista e já chegou marcando sua presença, foi uma fase bem difícil, mas no fim das contas deu tudo certo.

Minha última, não foi nada planejado, ela quem me adotou, estava na rua e vi uma gatinha miudinha e mirradinha (Vanilla) pedindo socorro, como deixá-la lá?

Neste caso estava totalmente despreparada, mas as coisas estão indo bem com a experiência que tive dos outros.

Mas em todos os casos para mamães e papais de primeira viagem, há aquela dúvida:


- E agora? O que é preciso saber sobre o novo pet em casa?