• Alessandra Massaini

Meu cachorro não gosta de foto, e agora?

Atualizado: Fev 26


"O meu cachorro não para quieto, ele não serve para tirar fotos" Essa é a frase que mais escutamos antes de uma sessão. A maioria das pessoas acredita que o seu cachorro não é comportado o suficiente para tirar fotografias.

Vou contar um segredo para vocês: 90% dos cachorros não param para as fotos, e existe um motivo muito simples para isso: eles são animais! O pet não entende o que é uma sessão de fotos e que precisa ficar paradinho para isso.

E isso é um problema?

Definitivamente não! Claro, é uma delícia quando recebemos um pet que senta, olha para a câmera e fica paradinho enquanto mudamos os cenário, acessórios e posições. Mas dificilmente isso acontece.

Então como fazemos quando o pet é agitado?

Primeiramente, quando o animal chega ao nosso estúdio, pedimos para o dono deixar ele solto, conhecendo o ambiente, para ficar mais tranquilo. Também é bom pedir para levá-lo para um passeio antes da sessão, assim eles ja chegam mais calmos ao estúdio.

Se a sessão for em ambiente aberto, o dono pode aproveitar para gastar a energia do pet no próprio local, antes das fotos começarem. Ou o próprio fotógrafo aproveita para tirar fotos do animal correndo pela grama, o que eu adoro, pois rende lindas imagens.

Após o animal se acalmar um pouquinho, vamos para as fotos. Posicionamos ele no cenário e quando ele estiver pronto, chamamos a atenção do animal para dar o clique da foto. O fotógrafo precisa estar preparado para fazer a fotografia a qualquer momento, pois nunca se sabe quando o pet fará uma pose legal.

É sempre bom contar com a ajuda de alguém para posicionar o animal e tentar mantê-lo no local.

Como chamar a atenção do cachorro para a foto?

Há diversos "truques" que podem ser utilizados. Como brinquedinhos, apitos, petiscos, comandos de voz, barulhos feitos com a boca. O importante é variar os métodos, pois o animal só vai olhar quando for novidade, assim que ele se acostumar ao barulho, perderá o interesse.

Importante lembrar que eles são mais sensíveis aos sons do que nós, então não é recomendado fazer barulhos muito altos ou por tempo muito longo, afinal, isso poderia causar grande estresse ao pet.

A dica que dou é: posicione o pet, faça o barulho. Ele olhou? Tire a foto! Não funcionou? Tente mais uma vez e caso não de certo, mude o barulho.

Não chame o cachorro pelo nome, pois ele vai querer se dirigir até você ou ao dono.

Outra boa alternativa é colocar eles dentro de caixas, cestos... Qualquer coisa que seja diferente para o cachorro e que crie uma certa limitação.

Por fim, o mais importante de tudo... Tenha sempre MUITA paciência! Serão necessárias várias tentativas, e não queremos estressar o modelo, então faça tudo com muito cuidado.

Agora que você já sabe que cães agitados dão lindas fotos, tente praticar, ou se preferir, agende uma sessão conosco!

#dog #cachorro #fotos #sessãodefotos #fotografiadecachorro #dogphotography #photographysession #dogbehave #comportamentocanino #cãonãopara #cãoparado #cãoparafoto

37 visualizações
  • Telefone Pet Photos
  • Contato Pet Photos
  • Facebook Pet Photos
  • Instagram Pet Photos
  • Endereço Pet Photos

(11) 98960.3799 / 11 98224.4840

@petphotos_elayne

Rua Moliere, 70, Chácara Flora, São Paulo, SP

Fotografia de Pets, Cachorros, Gatos, Cavalos em São Paulo | Pet Photos | © 2007 por Elayne Massaini

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle