top of page

Meu cachorro não gosta de foto, e agora?

Atualizado: 26 de fev. de 2020


fotografia de cachorro agitado

"O meu cachorro não para quieto, ele não serve para tirar fotos" Essa é a frase que mais escutamos antes de uma sessão. A maioria das pessoas acredita que o seu cachorro não é comportado o suficiente para tirar fotografias.

Vou contar um segredo para vocês: 90% dos cachorros não param para as fotos, e existe um motivo muito simples para isso: eles são animais! O pet não entende o que é uma sessão de fotos e que precisa ficar paradinho para isso.

fotografia de cachorro agitado

E isso é um problema?

Definitivamente não! Claro, é uma delícia quando recebemos um pet que senta, olha para a câmera e fica paradinho enquanto mudamos os cenário, acessórios e posições. Mas dificilmente isso acontece.

Então como fazemos quando o pet é agitado?

Primeiramente, quando o animal chega ao nosso estúdio, pedimos para o dono deixar ele solto, conhecendo o ambiente, para ficar mais tranquilo. Também é bom pedir para levá-lo para um passeio antes da sessão, assim eles ja chegam mais calmos ao estúdio.

Se a sessão for em ambiente aberto, o dono pode aproveitar para gastar a energia do pet no próprio local, antes das fotos começarem. Ou o próprio fotógrafo aproveita para tirar fotos do animal correndo pela grama, o que eu adoro, pois rende lindas imagens.

fotografia de cachorro correndo na grama

Após o animal se acalmar um pouquinho, vamos para as fotos. Posicionamos ele no cenário e quando ele estiver pronto, chamamos a atenção do animal para dar o clique da foto. O fotógrafo precisa estar preparado para fazer a fotografia a qualquer momento, pois nunca se sabe quando o pet fará uma pose legal.

fotografia de cachorro agitado

É sempre bom contar com a ajuda de alguém para posicionar o animal e tentar mantê-lo no local.

Como chamar a atenção do cachorro para a foto?

Há diversos "truques" que podem ser utilizados. Como brinquedinhos, apitos, petiscos, comandos de voz, barulhos feitos com a boca. O importante é variar os métodos, pois o animal só vai olhar quando for novidade, assim que ele se acostumar ao barulho, perderá o interesse.

Importante lembrar que eles são mais sensíveis aos sons do que nós, então não é recomendado fazer barulhos muito altos ou por tempo muito longo, afinal, isso poderia causar grande estresse ao pet.

fotografia de cachorro agitado

A dica que dou é: posicione o pet, faça o barulho. Ele olhou? Tire a foto! Não funcionou? Tente mais uma vez e caso não de certo, mude o barulho.

Não chame o cachorro pelo nome, pois ele vai querer se dirigir até você ou ao dono.

fotografia de cachorro agitado

Outra boa alternativa é colocar eles dentro de caixas, cestos... Qualquer coisa que seja diferente para o cachorro e que crie uma certa limitação.

Por fim, o mais importante de tudo... Tenha sempre MUITA paciência! Serão necessárias várias tentativas, e não queremos estressar o modelo, então faça tudo com muito cuidado.

Agora que você já sabe que cães agitados dão lindas fotos, tente praticar, ou se preferir, agende uma sessão conosco!

221 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page