"O meu cachorro não para quieto, ele não serve para tirar fotos" Essa é a frase que mais escutamos antes de uma sessão. A maioria das pessoas acredita que o seu cachorro não é comportado o suficiente para tirar fotografias.
Vou contar um segredo para vocês: 90% dos cachorros não param para as fotos, e existe um motivo muito simples para isso: eles são animais! O pet não entende o que é uma sessão de fotos e que precisa ficar paradinho para isso.
E isso é um problema?
Definitivamente não! Claro, é uma delícia quando recebemos um pet que senta, olha para a câmera e fica paradinho enquanto mudamos os cenário, acessórios e posições. Mas dificilmente isso acontece.
Então como fazemos quando o pet é agitado?
Primeiramente, quando o animal chega ao nosso estúdio, pedimos para o dono deixar ele solto, conhecendo o ambiente, para ficar mais tranquilo. Também é bom pedir para levá-lo para um passeio antes da sessão, assim eles ja chegam mais calmos ao estúdio.
Se a sessão for em ambiente aberto, o dono pode aproveitar para gastar a energia do pet no próprio local, antes das fotos começarem. Ou o próprio fotógrafo aproveita para tirar fotos do animal correndo pela grama, o que eu adoro, pois rende lindas imagens.
Após o animal se acalmar um pouquinho, vamos para as fotos. Posicionamos ele no cenário e quando ele estiver pronto, chamamos a atenção do animal para dar o clique da foto. O fotógrafo precisa estar preparado para fazer a fotografia a qualquer momento, pois nunca se sabe quando o pet fará uma pose legal.
É sempre bom contar com a ajuda de alguém para posicionar o animal e tentar mantê-lo no local.
Como chamar a atenção do cachorro para a foto?
Há diversos "truques" que podem ser utilizados. Como brinquedinhos, apitos, petiscos, comandos de voz, barulhos feitos com a boca. O importante é variar os métodos, pois o animal só vai olhar quando for novidade, assim que ele se acostumar ao barulho, perderá o interesse.
Importante lembrar que eles são mais sensíveis aos sons do que nós, então não é recomendado fazer barulhos muito altos ou por tempo muito longo, afinal, isso poderia causar grande estresse ao pet.
A dica que dou é: posicione o pet, faça o barulho. Ele olhou? Tire a foto! Não funcionou? Tente mais uma vez e caso não de certo, mude o barulho.
Não chame o cachorro pelo nome, pois ele vai querer se dirigir até você ou ao dono.
Outra boa alternativa é colocar eles dentro de caixas, cestos... Qualquer coisa que seja diferente para o cachorro e que crie uma certa limitação.
Por fim, o mais importante de tudo... Tenha sempre MUITA paciência! Serão necessárias várias tentativas, e não queremos estressar o modelo, então faça tudo com muito cuidado.
Agora que você já sabe que cães agitados dão lindas fotos, tente praticar, ou se preferir, agende uma sessão conosco!