top of page

Encontrei 5 gatinhos recém-nascidos. E agora?


Moro em São Paulo, em um condomínio de apartamentos, com 13 blocos, um local muito bonito, com bastante área verde.

Temos uma gata (ou talvez mais) que mora nessa área verde, mas não é domesticada, é arisca. E de vez em quando fico sabendo que foi encontrada uma ninhada de gatinhos pelo condomínio. Uma vez soube que uma funcionária do condomínio levou os filhotes e das outras vezes os gatinhos sumiram. Crescem e quando são vistos ninguém consegue pegar.

Todos concordam que a gata precisa urgentemente ser castrada, mas não conseguimos um meio de capturá-la. Se alguma tiver alguma dica, aceitamos.

Nesse domingo, dia 13/nov/2016, através de grupo que temos do condomínio na internet, fiquei sabendo que encontraram uma ninhadinha e colocaram os bebês em uma caixa na garagem de um dos blocos.

Fui lá verificar qual era a situação. Encontrei algumas mulheres e meninas ao redor da caixa. Todas apaixonadas e querendo ajudar, mas ninguém poderia levá-los para casa, pelos mais diversos motivos.

Já tenho 2 cachorras SRDs, maluquinhas, de 1 e 2 anos e 3 lindos gatinhos também entre 1 e 2 anos e meio. Mesmo assim resolvi levar comigo os 5 gatinhos, para cuidar, castrar e doar. (torcendo para o marido me deixar entrar em casa com a caixa) . Apesar de que eles precisariam muito ser amamentados pela mãe, por outro lado, logo sairiam da caixa, podendo ser atropelados (inclusive uma vez resgatei um filhotinho atropelado em frente ao nosso condomínio), ou cresceriam lindos pelos jardins do condomínio, ariscos, sem ninguém conseguir pegar, sem castrar e dando crias e crias e crias...

Chegando em casa, comecei a procurar informações com amigas que são de ongs sobre como alimentá-los. E achei que seria útil compartilhar aqui o que venho descobrindo.

Existe um leite específico para os recém-nascidos tanto de gatos quanto de cães. É o PET MILK, tem um precinho bem salgadinho, paguei R$ 75,00 em uma lata, mas certamente eles receberão os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. O leite é em pó e deve ser dissolvido em água morna e oferecido de 4 a 6 vezes por dia conforme as orientações na embalagem.

Também me indicaram usar a mamadeira para Pets, a Pet Nurser. Não estou fazendo propaganda das marcas, apenas repassando o que me passaram.

Furei o bico da mamadeira, mesmo assim, não conseguia ter certeza se estavam conseguindo sugar, Aparentemente sim, mas o volume do frasco não diminuía. Resolvi usar um conta-gotas. Assim tive certeza que receberam o leite. Foram apenas gotas, 5, 10, 15, não sei ao certo, mas não é tão simples assim.

Também fiquei sabendo que tão ou mais importante que a alimentação é a temperatura do corpinho deles. Eles não tem ainda a capacidade de manter a temperatura ideal e podem facilmente alcançar a hipotermia. Coloquei jornal no fundo da caixa e cobertores. Eles mesmos se amontoam para se aquecer. Interessante que os 2 menorzinhos, muito pequenos mesmos, são os que fiquem mais por baixo de todos.

Ainda nessa primeira noite, um pouco depois das 22h, uma moça me interfonou para dizer que encontrou um filhotinho sozinho miando na garagem e pediu se podia levar para mim. Claro, ficaria bem melhor com seus irmãozinhos.

Foi incrível a "festinha" que fizeram ao se reencontrarem. Muito lindo.

Essa cabeça branca e grande na direita é de uma das minhas cachorras. A mais curiosa. Ela algumas vezes foi até a caixa ajeitar o cobertor para cobrí-los melhor. A outra cachorra fica observado à distância.

Hoje pela manhã, aparece outra vizinha com mais um pequenino que foi encontrado sozinho na garagem.

Agora estamos com 7!

Passaram bem a noite.

Vamos às mamadas do dia.

E, muito importante, depois das mamadas é necessário fazer o estímulo com um algodão na área genital para conseguirem fazer as necessidades fisiológicas. Isso normalmente é feito pela mãe com a língua.

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page