top of page

Ensinar seu cãozinho a fazer xixi no lugar certo


Ensinar o cãozinho a fazer xixi no lugar certo é o que todos querem... e precisam.

Depois de ler e escutar vários especialistas e vivenciar a situação na prática, tenho algumas informações para compartilhar:

- Quando ele fizer no lugar errado, coloque um jornal para absorver o xixi e leve esse jornal para o local que você deseja que seja o correto. Em seguida cubra esse jornal com outro seco (ou tapete higiênico).

Eles não gostam de pisar sobre o local molhado e sujo. Se estiver sujo, vão procurar outro local.

- Se você estiver por perto quando ele acertar o local, rapidamente o parabenize. Pode ser com agrados ou petiscos. Eu costumo deixar um pacotinho de petiscos bem próximo a esse local.

- Se você chegou em casa e encontrou urina e fezes em locais errados, não adianta repreender o animal, levar para cheirar o local e dar broncas. Eles esquecem rapidamente o que fizeram. Não entendem o porquê da bronca. Nem mesmo sabem que foram eles mesmos que fizeram aquilo.

- Especialistas dizem que se você encontrá-lo fazendo algo certo ou errado, você tem apenas 3 segundos para elogiar ou dar a bronca. Após esse tempo ele já não sabe porque está recebendo tal atitude.

- Se possível, quando filhote, não o deixe livre pela casa toda. Deixei-o limitado a uma pequena área, incluindo esse espaço do 'banheiro' e vá aumentando a área aos poucos, conforme ele vai aprendendo. Quando mais longe ele estiver do banheiro, mais difícil chegar até lá.

- Uma boa idéia é deixá-lo perto do banheiro depois das refeições.

É necessário amor, paciéncia e persistência. Boa sorte.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page