O que um cão precisa para ser equilibrado e saudável?
- EXERCÍCIOS
- DISCIPLINA
- CARINHO
Necessariamente nessa ordem.
EXERCÍCIOS
Hoje em dia, o que os cães mais recebem é carinho, carinho, carinho, mimos, presentes, roupinhas, perfumes...
Mas, para a sua felicidade o que ele realmente mais precisa é de exercícios. Não basta uma saidinha para fazer as necessidades, ou simplesmente um grande quintal que ele possa brincar livremente.
O ideal é sair com o cão para caminhar pelo menos 2 vezes por dia e pelo menos 30 minutos por vez.
A caminhada é uma necessidade natural do cão. É a base do relacionamento. É o momento que o cão aprende a ser cão. Aprende sobre o meio ambiente, sobre outros animais e outros humanos.
Muitos problemas de comportamento são resolvidos apenas com esse procedimento.
Você pode caminhar, correr, pedalar ou patinar junto do seu cão. Além de tudo é extremamente benéfico para a saúde do humano.
O cão deve sempre caminhar atrás ou ao lado da pessoa, nunca na frente, puxando e guiando. O líder é o humano.
A caminhada serve em primeiro lugar para unir, estreitar as relações e o humano mostrar a liderança. Em segundo lugar, para fazer exercício e em terceiro lugar para que o cão possa fazer explorações.
Depois da caminhada eles entram no ritmo de descanso. A energia que ele tinha sem limite fica canalizada de modo construtivo e adequado.
DISCIPLINA
A disciplina não é castigo. São as regras, limites e restrições que existem para o bem dos cães e para o relacionamento com eles.
Assim como os seres humanos, os cães precisam ser "corrigidos" quando erram. E essa correção precisa ser instantânea. Se demorar alguns minutos, ele não saberá por que está sendo corrigido.
CARINHO
O momento do carinho é depois dos exercícios e da alimentação. Se o cão pula em você exigindo carinho e você dá, isso mostra que ele está no comando. Peça ao cão que se sente, se acalme e então o acaricie.
Muitas pessoas erram ao dar carinho na hora errada. No momento de medo, de agressividade, algumas pessoas acariciam o cão para que se acalmem, mas na verdade estão recompensando-o pelo comportamento errado.
Os cães adoram rituais, rotina e regularidade. Também adoram explorar e ter novas experiências, principalmente quando confiam no seu líder.
Os cães são nossos companheiros. Oferecem-nos algo macio e quentinho para abraçar. São nossos relógios, alarmes e seguranças. Ganham prêmios em competições. Eles não conseguem falar e nos pedir o que necessitam. Se lhes dermos 3 coisas simples: exercícios, disciplina e carinho, nessa ordem, conseguiremos agradecê-los pelo amor que trazem à nossa vida.
Fonte: O encantador de cães, Cesar Millan